Gestão de estacionamentos: 4 erros comuns na operação

A gestão de estacionamentos é um trabalho que exige uma equipe de qualidade, com treinamento e postura, uma empresa terceirizada sólida e todo um suporte para a operação, contando com manutenção e departamento de sinistros. Muitos, por falta de um conhecimento mais profundo, podem pensar que é simples o processo, mas não é bem assim. Para que tudo saia como o esperado é necessária muita sinergia e muita dedicação de todos os envolvidos, incluindo fornecedores. Desta forma, apresentaremos os erros mais comuns quando se fala de estacionamentos.

1- Equipe sem conhecimento do dia a dia da operação

Como já sabemos, as pessoas são a roda principal que moverá boa parte da operação. Se não houver um investimento para a correta contratação da equipe, assim como de seu treinamento, abordando assuntos como o vestuário, o comportamento e a rotina diária; as chances de sucesso serão mínimas. Caso a equipe já esteja trabalhando há certo tempo, é essencial que haja a conservação desse bom trabalho, sempre.

Além disso, é importante ressaltar que empresas terceirizadas no ramo de gestão de estacionamentos possuem todo o know how necessário para encontrar e manter a equipe ideal para o seu negócio. A Tecx Park possui experiência com diferentes players e presta um serviço customizado para cada um de seus clientes, além de praticar a interação com o cliente, recebendo feedback constante, e criando  uma rotina de serviço que atenda sua necessidade, conheça mais.

2- Equipamentos de baixa qualidade ou com constante defeito

Quando os equipamentos estão constantemente com problemas, isso reflete diretamente no trabalho da equipe operacional, pois esta precisa, do jeito que consegue, cobrir alguma falha ou dar satisfações aos consumidores/clientes. Com a equipe mobilizada para cuidar de outros assuntos, surgirão, com certeza, empecilhos para uma dedicação 100% às suas atividades fundamentais.

Também é fato que isto vai tirando, aos poucos, a confiança que o cliente deposita na sua gestão de estacionamentos, causando questionamentos constantes e desconforto na relação entre as duas empresas.  Quanto mais contratempos surgem, mais difícil fica para oferecer um excelente serviço. Para tanto, além do cuidado com a escolha dos equipamentos utilizados em sua operação, a TecX ParK, exige uma frequência obrigatória  de manutenção preventiva, além de manter equipe própria bem treinada e preparada para resolução dos problemas mais frequentes, evitando prejuízo a qualidade operacional.

3- Muitas faltas por parte dos funcionários

Este quesito tem a mesma gravidade que o número 2, isto se não tiver mais. Um funcionário que reincide em falta, pode apresentar sérios problemas no gerenciamento da empresa contratada, como atraso no pagamento de salários e benefícios, falta de projetos para engajamento de pessoas, problemas com os superiores, entre outros.  Ademais, caso o problema seja o próprio colaborador, demonstra desconhecimento na hora da contratação, fazendo a contratante se perguntar se a seleção foi feita com a atenção devida.

Quando há a falta, todas as atividades daquele dia sofrerão mudança. Se não houver alguém para cobrir, o esforço da equipe será maior, muitas vezes com funcionários saindo de seus postos e executando atividades que não fazem parte de sua programação. Isso pode acarretar em falhas em diversos pontos e insatisfação por parte dos clientes, além do fato do substituto não estar completamente alinha com as peculiaridades e características da unidade em questão, o que impacta no rendimento do trabalho.

Por isso a TecX ParK mantém sua política de plano de carreira e benefícios, objetivando manter seus funcionários motivados, além de ter uma equipe de excedentes disponível e preparada para assumir posto de trabalho a qualquer momento.

4- Precariedade na segurança e na manutenção da gestão de estacionamentos

Para que o serviço oferecido seja ideal, o investimento em segurança e manutenção deve ser prioritário. Quando se fala de segurança, está incluso não só a vigilância do local, mas também a atenção às cancelas, ao serviço de pagamento e à qualidade de instalação e das imagens emitidas pelas câmeras. Já a manutenção se dá através do trabalho com a construção e conservação da infraestrutura, assim como da pintura e de elementos de sinalização.

O ideal é sempre manter os dois serviços em dia, com visitas periódicas para confirmar o andamento da situação. Dessa forma, consegue-se garantir que tudo seja feito da melhor forma, além de demonstrar à empresa contratante e seus clientes a capacidade e o esforço de toda a sua equipe. Apostar na tecnologia também é um dos caminhos não só para o futuro, mas já para o presente.

Os erros acima são somente alguns  dos principais, que não devem ocorrer em seus estacionamentos. Por mais que eles pareçam de fácil solução, é indispensável que haja uma mobilização da terceirizada para cuidar de cada um deles separadamente, com pessoas especializadas em cada assunto. Na Tecx Park, nós contamos com Departamento de Recrutamento e Seleção, Departamento de Sinistros e Manutenção, Equipe focada em CFTV e Equipe Operacional. Para entrar em contato conosco e conhecer mais sobre nossos serviços, clique aqui. Somos especialistas na gestão de estacionamentos!

Elaborado por: Rafaella Guita – Departamento de Marketing

Deixe uma resposta