O Maio Amarelo e a segurança no trânsito

A segurança no trânsito é um assunto que está em constante inovação e precisa ser sempre relembrado. Segundo o site Portal do Trânsito, o estado de São Paulo registrou mais de 1,2 mil mortes nesse primeiro trimestre de 2019, um número alarmante e que deve nos deixar atentos. Cerca de 80% das pessoas atingidas por este problemas são homens, sendo mais da metade os condutores dos veículos. 

A história do Maio Amarelo e a campanha 2019

Por conta de tantos acidentes, a campanha “Maio Amarelo” teve início em 2014, com o intuito de chamar atenção da sociedade, de entidades, empresas e órgãos públicos e privados em busca de atitudes preventivas e conscientes no trânsito. Nesta quarta-feira, dia 01, iniciou o mês de conscientização em todo o mundo. A cor escolhida, o amarelo, chama a atenção da população e está relacionada ao índice de feridos e mortos atingidos ao redor do mundo. 

Com tantas vidas perdidas, mais de 3 mil por dia no mundo todo, a ONU decidiu criar o que chamou de “Década de Ações para Segurança do Trânsito”, em busca de salvar em média 5 milhões de pessoas. Esse período foi definido entre os anos de 2011 e 2020, visando maior prevenção nos acidentes ocorridos. Para o ano atual, 2019, o título da campanha é o seguinte:

“No trânsito, o sentido é a vida”

Para que obtenha ainda mais efetividade, os principais personagens dessa campanha são as crianças, criando um maior apelo emocional. Ela estará rodando em 27 países durante o mês inteiro. Vale ressaltar que, só em São Paulo, que apresenta números alarmantes, teremos mais de 200 ações preventivas, não só nas rodovias, mas também com a distribuição de materiais educativos, sejam seus personagens motoristas, como também pedestres, caminhoneiros, ciclistas e afins. 

Como ter segurança no trânsito?

Como a TecX ParK está há mais de 20 anos no ramo de estacionamento, também prezamos pela vida e pelo bem de todos que, não só circulam por nossos estacionamentos, mas também por todo o país. Dessa forma, deixamos abaixo algumas atitudes simples, mas que podem ser essenciais na prevenção de acidentes. Veja abaixo:

  1. Respeite as leis do trânsito e se mantenha atualizado(a);
  2. Evite usar celular ou qualquer aparelho eletrônico quando estiver dirigindo, incluindo fones de ouvido;
  3. Faça manutenção periódica do seu veículo; 
  4. Respeite os limites de velocidade e use os faróis adequadamente;
  5. Não dirija sob efeito de quaisquer substâncias tóxicas, álcool ou remédios específicos. 

Com as atitudes corretas, todos nós podemos diminuir e precaver acidentes, dos mais leves aos mais graves, no trânsito. O movimento pró-vida é uma responsabilidade de todos e a TecX ParK apoia essa causa. Saiba mais sobre o Maio Amarelo acessando o site oficial: https://maioamarelo.com/.

Elaborado por: Rafaella Guita – Departamento de Marketing

Deixe uma resposta