Terceirização de mão de obra de limpeza: vale a pena?

A terceirização de mão de obra de limpeza é um caminho para muitas empresas que buscam deixar seus ambientes saudáveis e agradáveis. Além disso, é notável o crescimento que a área vem ganhando ao longo dos últimos anos. Isto porque, quando o serviço é terceirizado, a contratante não precisa se preocupar com contratação, treinamento, uniformização, processos trabalhistas, os produtos a serem utilizados, qualidade do serviço, entre outras circunstâncias. A terceirização de limpeza vale a pena sim, e abaixo te daremos os motivos para implantar na sua empresa.

#1 motivo: Diminuição dos gastos com limpeza

Com a terceirização da mão de obra de limpeza, é possível obter uma maior economia nos custos gerais, não somente por conta dos produtos utilizados, mas principalmente pelo fato de reduzir a quantidade de funcionários voltados a este serviço, passando para a empresa terceirizada todos os deveres trabalhistas: contrato, direitos, benefícios e salário, assim como quaisquer problemas de operação. 

Quando a empresa compara os resultados com a terceirização, poderá perceber que o encargo diminuirá ao fim do mês e o trabalho da equipe de Recursos Humanos também, que pode utilizar o tempo restante para concentrar-se em seu ofício diário, com mais zelo. 

#2 motivo: Qualidade na contratação e qualificação da equipe

No cenário de contratação e qualificação, a terceirização entra como facilitadora, pois ela é a responsável por fornecer esse serviço. Ou seja, você não precisa investir dinheiro em deslocamento de pessoal para os processos de recrutamento, seleção e treinamento de novos colaboradores, assim como em contratações específicas para cuidar da área de limpeza.

Em continuação, a terceirizada, após capacitar a equipe, também irá fazer o acompanhamento de como estão as atividades e se todas as exigências foram atendidas com qualidade. O bom funcionamento da operação é um grande diferencial no mercado, principalmente para as empresas focadas em limpeza.

É importante atentar-se também aos casos de falta de funcionário, seja por motivos de saúde ou outros, em que a empresa fica sem o fornecimento do serviço, se for alguém interno. No caso da mão de obra terceirizada, a empresa contratada é que fica responsável pela substituição do colaborador naquele dia, sem custos adicionais.

#3 motivo: Diferenciação no mercado

Como continuação do tópico acima, é apropriado dizer que quanto mais a terceirizada treina e capacita profissionais, maior será a eficiência do serviço, que reflete diretamente na imagem que os clientes/consumidores do local tem da sua empresa. Principalmente quando falamos de áreas ou estabelecimentos comerciais, como condomínios empresariais e supermercados. 

Dessa forma, sempre fique atento(a) no momento de contratar a empresa que será responsável pela terceirização de mão de obra, assim como nos mitos ao redor desse tipo de serviço. Essa cautela estabelece o padrão com que sua empresa deseja trabalhar e influencia diretamente no seu resultado, assim como nos benefícios oferecidos aos seus clientes. Um ambiente limpo é saudável a todos. 

#4 motivo: Tranquilidade e economia de tempo

Com os primeiros passos em ordem, agora é o momento da sua empresa se sentir segura com a contratação dos serviços terceirizados, certo? Quando optamos por terceirizar mão de obra, é com o objetivo de não utilizar maiores esforços para cuidar da atividade escolhida. É agora que você percebe o quanto a terceirizada ajudou a sua empresa a treinar, adaptar e supervisionar o serviço dos profissionais contratados. Além disso, é o momento de colocar na balança os ganhos obtidos com a mudança. 

Antes de contratar uma empresa de terceirização de mão de obra de limpeza, avalie o histórico, a credibilidade e os clientes que ela possui. Dessa forma, você terá mais segurança e conforto com o serviço que será prestado. Para que você tenha profissionais de alta qualidade, conte com o time da Tecx Serv! Estamos sempre preparados para criar o melhor projeto de acordo com a sua necessidade.

Deixe uma resposta